Figurinhas de WhatsApp deixaram de ser apenas diversão entre amigos e se tornaram uma ferramenta poderosa de comunicação para marcas. Elas têm o poder de tornar a linguagem mais leve, próxima e visual. Isso faz toda a diferença quando falamos de engajamento e lembrança de marca. Empresas antenadas já estão usando figurinhas personalizadas para fortalecer identidade, criar conexão com o público e até estimular o compartilhamento espontâneo.
Afinal, quem resiste a uma figurinha criativa e com a cara da marca? Entenda agora os impactos e como você pode usar na sua empresa!
Qual a importância das figurinhas de WhatsApp?
As figurinhas de WhatsApp representam um novo canal de expressão para as marcas. Em vez de uma resposta automática fria, elas oferecem um toque de proximidade, humor ou identidade.
Seja para atendimento, campanhas, datas comemorativas ou até onboarding de clientes, as figurinhas quebram o gelo e fazem o público lembrar da empresa com carinho.
Mais do que um enfeite digital, elas se tornam parte da linguagem da marca e isso cria uma conexão emocional com o público.
Como o uso delas vem impactando as empresas?
Empresas que adotaram as figurinhas de WhatsApp perceberam um aumento na interação e no nível de simpatia dos clientes.
Muitas vezes, um simples “obrigado” com uma figurinha personalizada gera um efeito positivo maior do que um parágrafo de texto.
As figurinhas tornam a experiência mais humana, criativa e memorável. Além disso, quando bem produzidas, elas se espalham, o público começa a usar e compartilhar e a marca ganha visibilidade sem custo adicional.
Ou seja, além de relacionamento, elas geram reconhecimento orgânico.
Como as figurinhas de WhatsApp podem influenciar no reconhecimento de uma marca?
A resposta está na repetição e no afeto. Ao utilizar figurinhas com elementos visuais da marca, como paleta de cores, mascotes, frases típicas ou expressões que reforcem o tom de voz, a empresa fixa sua identidade de forma sutil e constante na mente do cliente.
A cada conversa, a figurinha se torna um lembrete visual da marca. Desse modo, com o tempo, ela se associa a boas experiências e cria um senso de familiaridade.
É como ver um rosto conhecido entre as mensagens e isso vale ouro em tempos de excesso de informação.
Como usar de forma consistente?
Para que as figurinhas de WhatsApp sejam realmente estratégicas, é preciso alinhá-las à identidade visual e ao tom da marca. Nada de usar qualquer imagem ou estilo só por modinha.
Afinal, o ideal é desenvolver pacotes personalizados para campanhas, ações sazonais, equipe de atendimento e até para os próprios clientes usarem.
E, claro, incentivar o uso de forma natural, em respostas, no pós-venda, em mensagens comemorativas ou até como brinde digital.
Consistência gera reconhecimento e reconhecimento gera lembrança, que vira preferência.
Sua marca pode estar a uma figurinha de ser inesquecível!
Sua marca precisa ser lembrada, até nas conversas mais informais. Na Agência Spice, a gente mostra como usar figurinhas de WhatsApp como parte de uma estratégia maior, mais visibilidade, mais conexão e mais posicionamento para a sua marca.
Elas não são o fim, mas podem ser um excelente meio de expressar o tom da sua marca, reforçar campanhas e gerar lembrança.
Se o seu negócio quer ser reconhecido em cada detalhe, até nos stickers, a gente te mostra o caminho.
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